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Aprovação do PSA-AMP marca novo ciclo estratégico na gestão integrada de fogos rurais da Área Metropolitana do Porto
2025

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A Área Metropolitana do Porto (AMP) deu um passo decisivo na prevenção e gestão de fogos rurais com a aprovação, a 2 de outubro, do Programa Sub-regional de Ação (PSA-AMP), instrumento essencial para a articulação entre os diferentes níveis do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR-AMP).

No seguimento desta aprovação, realizou-se no dia 23 de outubro, na sede da AMP, a 1.ª Reunião Técnica Sub-Regional para a Elaboração dos Programas Municipais de Execução (PME-AMP). Este encontro marcou o arranque oficial dos trabalhos que irão orientar a execução local das medidas de prevenção e gestão de fogos rurais nos 17 municípios da AMP.

A reunião contou com representantes municipais e entidades parceiras com responsabilidades na implementação de ações estratégicas, como a Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível. Esta fase é consequência direta da aprovação do PSA-AMP, que assegura a ligação entre o Programa Nacional de Ação (PNA), o Programa Regional (PRA-N) e os PME, atualmente em desenvolvimento.

O processo continuará com novas reuniões técnicas da Comissão Sub-Regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais da AMP (CSGIFR-AMP), que acompanhará a execução dos PME-AMP e a preparação da 1.ª revisão do PSA-AMP.

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