Back
/
/
A Área Metropolitana do Porto (AMP) marcou presença no Seminário “Prescrição de Saúde e Bem-estar na ULS Entre Douro e Vouga”, realizado ontem, 14 de janeiro, no ISVOUGA, em Santa Maria da Feira. Este encontro teve como objetivo apresentar os resultados do projeto “Prescrição de Saúde e Bem-estar”, uma iniciativa inovadora que integra os pequenos projetos de inovação social da AMP, desenvolvido no âmbito do Eixo II do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas (PACD) e do PRR.
O projeto, desenvolvido pela ULS EDV em parceria com os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, pretende implementar uma prática de prescrição não farmacológica através do sistema SClínico, permitindo aos médicos recomendar atividades comunitárias que promovam saúde e bem-estar. Para isso, está a ser desenvolvida uma plataforma eletrónica que funcionará como base de dados dos projetos municipais e que será posteriormente integrada no Sclínico.
Na sessão de abertura, o Primeiro Secretário da AMP, Agostinho Branquinho, destacou a importância da colaboração entre saúde e autarquias para melhorar a qualidade de vida das populações e sublinhou que este projeto é um exemplo de inovação social aplicada à saúde, reforçando a integração entre os serviços públicos e os recursos comunitários.
Cristina Magalhães, técnica superior da Divisão Técnica de Apoio e integrante da equipa responsável pela execução do PRR na AMP, moderou o painel dedicado às boas práticas nacionais e internacionais de prescrição social. Este painel contou com especialistas portugueses e britânicos, que partilharam experiências e estratégias para promover estilos de vida saudáveis e combater o isolamento social.
Este projeto contribui para promover estilos de vida saudáveis, reduzir o isolamento e reforçar a integração entre saúde e comunidade, alinhando-se com os objetivos estratégicos do PACD-AMP e do PRR.

Archive
Share
news