Voltar

Área Metropolitana do Porto premiada em festival de cinema internacional
Área Metropolitana do Porto premiada em festival de cinema internacional
2015

/

10

/

27

A Área Metropolitana do Porto (AMP) recebeu o Prémio do Júri para a Promoção do Património Cultural Imaterial no 24º Festival Internacional de Cinema Etnológico (XXIV International Festival of Ethnological Film), que teve lugar em Belgrado, na Sérvia.

O filme Pão e Vinho: do Campo à Mesa, escolhido pelo Município de Vale de Cambra para integrar o projeto de Recolha do Património Imaterial da Área Metropolitana do Porto (PIAMP), foi levado a concurso e o merecedor da distinção.

O filme Pão e Vinho: do Campo à Mesa, realizado por Fernando Paulino, com a equipa do Instituto Superior da Maia – ISMAI, aborda a produção em Vale de Cambra da broa de milho e do vinho, bem como os usos e tradições associados a estas práticas agrícolas. O objetivo deste trabalho passou pela recolha e registo dos saberes e costumes culturais necessários à obtenção do pão e do vinho da forma tradicional. A rodagem do filme foi realizada no Município de Vale de Cambra, que sugeriu a abordagem do tema para a participação do concelho no PIAMP.

O projeto metropolitano, financiado pela União Europeia, de Recolha do Património Imaterial da Área Metropolitana do Porto (PIAMP) procura recuperar o imaginário coletivo da AMP, através das suas práticas sociais, rituais e eventos festivos, assim como assumir um papel na construção identitária do território, evocando três pilares determinantes em todo o projeto: o imaginário coletivo, a memória e a identidade. A transmissão desta identidade foi feita através da imagem, num portal que integra um filme resumo de todos os temas indicados por cada um dos Municípios da AMP, bem como um filme por cada um dos temas indicados pelos Municípios. Mais informações em http://piamp.amp.pt.


O Festival Internacional de Cinema de Etnológico de Belgrado é um evento que oferece uma visão ampla sobre temas de filmes etnográficos e apresenta o trabalho de cineastas que exploram os estilos de vida das comunidades humanas tradicionais e modernas. Apresenta ideias, formas de cinema e metodologias diversas. Foi criado em 1992 e inicialmente apresentava principalmente produções nacionais de TV sobre o folclore e os costumes dos povos dos Balcãs e Eslavos. Ao longo dos anos, o festival começou a cobrir uma ampla variedade de assuntos sobre antropologia social e cultural em todo o mundo. Mais informações em http://www.etnofilm.org/index.php/en/.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile