Cor(p)o Metropolitano

Inspirado pelos princípios da Carta Metropolitana para a Cultura 2023-2028 e inserido na iniciativa MATER 17, promovida pela AMP, o projeto do Cor(p)o Metropolitano abre espaço, em cada município e na esfera metropolitana, a um trabalho colaborativo entre todos aqueles que dele queiram fazer parte: autarcas, técnicos, agentes culturais e membros de cada comunidade.


O COR(p)O METROPOLITANO estreou-se em 2021, enquanto projeto de construção social e cultural associado à prática artística e musical, de carácter colaborativo, através de um trabalho em rede capaz de promover o sentido identitário e sentimento de pertença da Área Metropolitana do Porto a partir do envolvimento das suas comunidades, apresentando o resultado de 17 residências artísticas únicas dedicadas a um olhar coletivo sobre o património material e imaterial dos 17 municípios que a constituem. 


Em 2022 o COR(p)O METROPOLITANO apresentou-se em Espinho, juntando pela primeira vez e no mesmo palco todas as vozes que fazem este coro, num espetáculo-viagem sobre o vasto território da Área Metropolitana do Porto, entre caminhos que vão da serra até ao mar.

Em 2023, e num olhar sobre si próprio, o COR(p)O METROPOLITANO levou até ao Município de Paredes uma nova criação colaborativa, um espetáculo inspirado no corpo humano e numa reflexão sobre um processo criativo feito a muitas vozes.

Em 2024 e 2025 O COR(p)O METROPOLITANO subiu ao palco do Coliseu do Porto para cantar Abril, sentir Abril, fazer Abril, em dois momentos distintos – “Abril em setembro” e “Abril em abril” – para celebrar o 50ª aniversário da Revolução dos Cravos e da Democracia, homenageando as vozes, os rostos e as memórias dos que todos dos dias lutam pela Liberdade de todos. Juntos.

Ver Arquivo

Partilhar 

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile