Voltar
/
/
A TMP – Transportes Metropolitanos do Porto realizou hoje, 30 de janeiro de 2026, uma Assembleia Geral Extraordinária, na qual teve lugar a tomada de posse dos novos membros dos seus órgãos sociais, formalizando uma nova fase na governação da empresa responsável pela coordenação da mobilidade na Área Metropolitana do Porto (AMP).
A tomada de posse ocorre na sequência das deliberações do Conselho Metropolitano do Porto, que aprovou a nova liderança da TMP, no quadro de um alinhamento estratégico com o atual ciclo autárquico e com as prioridades definidas para a mobilidade metropolitana.
Criada para assegurar uma gestão integrada e eficiente dos transportes públicos na região, a TMP constitui um instrumento estruturante da política metropolitana de mobilidade, assumindo competências centrais como a gestão do sistema de bilhética Andante e a coordenação da rede de autocarros Unir, em articulação com os municípios e os operadores.
Na Assembleia Geral Extraordinária foram aprovadas a eleição dos novos membros do Conselho de Administração — Nuno Sousa, Presidente, José Paulo Ferreira e Carla Vale, Vogais Executivos.
Com esta renovação institucional, a TMP consolida um quadro de governação robusto e alinhado com a ambição metropolitana de promover uma mobilidade cada vez mais integrada, moderna e orientada para o interesse público, reforçando a capacidade de resposta aos desafios estratégicos da Área Metropolitana do Porto e o compromisso com um serviço público de transportes mais eficiente e coeso.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia