Voltar
/
/
A reunião de lançamento do projeto SportsCom, financiado pelo programa Interreg Europe, teve lugar a 1 e 2 de julho de 2025, em Bruxelas. Coordenado pela Área Metropolitana do Porto (AMP), o projeto reúne sete parceiros regionais, procurando reforçar as políticas que promovem o desporto comunitário inclusivo e intergeracional enquanto potenciador do desenvolvimento da saúde pública, do bem-estar e da resiliência social.
A parceria inclui a Área Metropolitana do Porto (Portugal), a Associação Metropolitana de Cracóvia (Polónia), o Município de Nyíregyháza (Hungria), o Fundo Regional de Desenvolvimento de Ática (Grécia), o Município de Heerenveen (Países Baixos), a Agência de Desenvolvimento Regional Backa Ltd. (Sérvia), e o Centro de Políticas KMOP (Bélgica). Juntos congregam esforços para partilhar conhecimento e desenvolver planos de ação locais que reforcem o papel do desporto comunitário na estratégica de desenvolvimento regional.
Em Bruxelas, os parceiros participaram em sessões interativas sobre os desafios partilhados, como os estilos de vida sedentários, o acesso limitado ao desporto comunitário e a necessidade de ligações políticas mais fortes entre o desporto e a saúde pública. A discussão destacou a forma como as iniciativas desportivas acessíveis, com poucas barreiras, podem constituir ferramentas práticas para lidar com estas questões, particularmente no caso de populações vulneráveis e de idade mais avançada.
O projeto foca-se no aperfeiçoamento de cinco instrumentos de política regional: Estratégia e Prioridades de Ação AMP 2030 (Portugal), Programa Regional 2021–2027 “Attiki” (Grécia), Estratégia 2030 da Área Metropolitana de Cracóvia: Metrópole de Oportunidades (KMA2030) (Polónia), “In Heerenveen Beweegt Het” -Política de Desporto e Exercício 2017–2025 (Países Baixos) e Plus - Programa Operacional de Desenvolvimento Territorial e Ordenamento do Território (Hungria). Através da aprendizagem entre pares e de ações regionais coordenadas, o projeto procura integrar mais eficazmente o desporto comunitário em estratégias a longo prazo de saúde e inclusão.
Após o lançamento oficial, a Área Metropolitana do Porto realizou também a sua reunião de lançamento local, no dia 6 de junho de 2025, juntando municípios da região para apresentar o projeto e estabelecer o Grupo de Stakeholders Locais (LSG). A sessão marcou o início do envolvimento local, de forma a garantir que as perspetivas e as necessidades regionais fazem parte do projeto desde o primeiro dia.
No seu discurso inaugural, o Dr. Orlando Leal, Líder do Projeto, da Área Metropolitana do Porto, sublinhou a importância de reforçar as políticas regionais que fazem do desporto comunitário uma ferramenta para a promoção da resiliência na saúde, afirmando que “O desporto (particularmente o desporto comunitário) pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da resiliência na saúde, não só pelo impacto gerado pelo desporto na condição física de cada um, mas também pelo seu impacto na promoção do sentido de pertença a uma comunidade, bem como no reforço das competências sociais, na redução do fosso intergeracional e no combate a dois dos piores males que os sistemas de saúde enfrentam atualmente: as doenças mentais (como a depressão ou o declínio cognitivo) e a solidão.”
A próxima visita de estudo, à Grécia, na qual os parceiros continuarão a aperfeiçoar os seus planos de ação, está agendada para fevereiro de 2026.
Acompanhe o SportsCom nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/sportscomproject/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sportscom-project/about/?viewAsMember=true
Ver Arquivo
Partilhar
notícia