Voltar

Apresentação autocarros UNIR 13
Apresentação autocarros UNIR 14
Apresentação autocarros UNIR 07
Apresentação autocarros UNIR 03
Apresentação autocarros UNIR 08
Apresentação autocarros UNIR 01
Apresentação autocarros UNIR 05
Apresentação autocarros UNIR 09
Apresentação autocarros UNIR 04
Apresentação autocarros UNIR 12
Rede Unir com 53 novos autocarros elétricos
2026

/

02

/

19

A rede Unir, da Área Metropolitana do Porto, tem, desde a manhã desta quinta-feira, 53 novos autocarros elétricos, que vão servir os concelhos de Gondomar, Valongo, Paredes e Santo Tirso. Os novos veículos, mais amigos do ambiente, oferecem melhores condições de conforto aos passageiros.

Com a aquisição dos 53 novos veículos elétricos pela Alsa, o operador do lote Gondomar/Valongo/Paredes/Santo Tirso da Unir, é dado “um passo firme na transformação da mobilidade da Área Metropolitana do Porto”, considera o presidente da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), Nuno Neves de Sousa.


“Cada autocarro elétrico representa menos emissões, menos ruído, melhor qualidade do ar e melhor qualidade de vida para as populações. Representa também uma escolha consciente por parte das entidades públicas e dos operadores: a escolha de investir numa mobilidade mais limpa, mais eficiente e mais amiga do ambiente”, acrescentou o presidente da TMP, numa cerimónia que decorreu em Gondomar.


Com os novos veículos, a rede Unir da Área Metropolitana do Porto passa a contar com 113 autocarros 100% elétricos, 129 veículos a gás natural e 11 híbridos que, além de contribuírem para a descarbonização, criam melhores condições transportes para os cidadãos do Grande Porto, conforme destacou o primeiro secretário da Área Metropolitana do Porto, Agostinho Branquinho.


O Lote 2 é o lote com mais validações em toda a operação da Unir, totalizando 12.215.831 validações, o que representa um crescimento de 13,3% face a 2024. “Estes números demonstram que sustentabilidade e eficiência operacional caminham lado a lado”, enfatizou o presidente da TMP.


Aliás, a UNIR destacou-se em 2025 como o operador com maior crescimento em todo o universo Andante, registando 36,6 milhões de validações, mais 15,3% do que em 2024, quando se tinham registado 31,5 milhões. “Este aumento expressivo reflete o impacto direto da reorganização e expansão da rede de transporte rodoviário, mas reflete também algo mais profundo: a confiança crescente das pessoas no transporte público”, concluiu Nuno Neves de Sousa, anunciando para o mês de Maio o início do desenvolvimento de um Plano de Mobilidade Urbana para a Área Metropolitana do Porto, que será posteriormente aprovado pelo Conselho Metropolitano do Porto, presidido por Pedro Duarte.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile