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A AMP lança, pelo segundo ano consecutivo, o Projeto de Educação Financeira da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda “No poupar está o ganho”, nas escolas do primeiro ciclo dos 17 municípios, envolvendo cerca de 3500 alunos.
Decorreu no dia 25 de outubro, no auditório da fundação Dr. António Cupertino de Miranda a sessão de abertura da 7ª Edição do Projeto de Educação Financeira, que contou com a presença dos Senhores Vereadores da Educação dos municípios da AMP e com intervenção da Senhora Vice-Presidente e Vereadora da educação da Câmara Municipal de Santo Tirso, Eng.ª Ana Maria Ferreira, em representação do Conselho Metropolitano de Vereadores da Educação.
O projeto foi considerado pelo Conselho Metropolitano de Vereadores da Educação como um importante instrumento de combate à exclusão social, de promoção do consumo responsável e capaz de motivar uma relação saudável com o dinheiro.
Face aos excelentes resultados da sua implementação do ano letivo transato, visíveis na sessão pública de apresentação dos trabalhos produzidos pelos alunos e que contou com a participação do Senhor Presidente da República, a AMP apostou na continuidade do projeto de educação financeira no ano letivo 2016-2017.
Este projeto é considerado como uma mais-valia para as escolas, pela relevância e atualidade do tema – a educação financeira foi considerada pelo World Economic Forum como 1 das 5 competências mais relevantes para o aluno do Sec. XXI.
A Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, entidade responsável pela dinamização de todo o programa junto das escolas tem uma experiência consolidada no desenvolvimento do projeto de educação financeira com a comunidade, adquirida desde 2008.
Este projeto tem já o reconhecimento formal de várias entidades e programas, nomeadamente, o Banco de Portugal, o Programa PISA 2015 no seu referencial de educação financeira a nível nacional e o Ministério da Educação e Ciência.
Sendo a Educação uma aposta estratégica para o desenvolvimento do território, a AMP assume este ano o investimento numa nova dimensão do projeto – a Medição do Impacto Social -, contando para o efeito com a parceria da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade do Porto, pretendendo validar e reforçar o impacto de boas praticas educativas, assentes em redes de parcerias consolidadas localmente.
A aposta nestes projetos permite criar as condições necessárias para continuar a marcar a diferença no território metropolitano, potenciando a transformação da sociedade através da inovação da Educação.
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