Voltar
/
/
Na sequência do acidente ocorrido em Matosinhos, no passado dia 6, com um autocarro de transporte de passageiros, que causou uma vítima mortal e vários feridos, o Conselho Metropolitano do Porto (CMdP) decidiu, na passada sexta-feira, em reunião plenária, solicitar com carácter de urgência uma reunião ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).
Esta iniciativa, que dá seguimento a um pedido do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, tem por objetivo apurar junto das autoridades competentes que medidas estão a ser implementadas para garantir que o material circulante de transporte rodoviário de passageiros está em condições de operar em segurança.
Durante a reunião mensal do CMdP, foi também aprovada a celebração de um protocolo entre a Área Metropolitana do Porto (AMP) e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que terá por missão tornar ainda mais efetivo e abrangente o plano de inclusão de pessoas portadoras de deficiência, um esforço onde a AMP tem sido pioneira, como aliás é reconhecido pelo próprio INR.
Foi igualmente decidido, por parte do CMdP, autorizar a Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto a celebrar um protocolo de colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), entidade estatal que tem a importante missão de proceder ao levantamento e planeamento das necessidades de formação em todas as regiões do país.
De referir ainda que, na sequência da última reunião do Conselho de Concertação Territorial, o novo modelo de organização e eleição dos órgãos das Áreas Metropolitanas voltou a estar em cima da mesa, tendo os autarcas pertencentes ao CMdP manifestados os seus diferentes pontos de vista relativamente a esta matéria.
A reunião do CMdP terminou com um voto de louvor unânime pela escolha do Eng.º António Guterres para próximo Secretário-geral das Nações Unidas.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia