Voltar
/
/
O Conselho Metropolitano do Porto (CMdP) opôs-se à decisão da TAP de suspender várias rotas internacionais com origem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e manifestou a sua surpresa pelo facto de não ter sido consultado ou informado previamente da opção da transportadora.
O forte impacto negativo que a suspensão dos voos terá no turismo do Norte e na operação das empresas da região, que têm forte vocação exportadora, estão na base desta posição do CMdP que vai solicitar uma reunião de emergência com a TAP e mobilizar as forças vivas da região contra esta decisão, nomeadamente associações empresariais, o Turismo do Porto e Norte, Conselhos Intermunicipais, entre outras.
Na reunião do CMdP, realizada sexta-feira no Porto, foi ainda decidido solicitar ao Governo a suspensão imediata das taxas relativas ao uso privativo do domínio público rodoviário, cobradas pela Infraestruturas de Portugal, que serão aplicadas a privados, autarquias e empresas pelo uso das Estradas Nacionais e que foram introduzidas pela Portaria n.º 357/2015 de 14 de outubro.
O CMdP vai ainda reunir em breve com a nova administração dos STCP com o objetivo de lhe fazer chegar o enorme e crescente descontentamento das populações sobre os serviços prestados. Há queixas de todos os munícipes. O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, foi o primeiro a referir-se a estes problemas, sendo, de imediato, secundado pelos responsáveis dos outros municípios presentes servidos pela rede.
Durante a reunião o Presidente do CMdP, Hermínio Loureiro, deu conta das principais conclusões do Conselho de Concertação Territorial, que reuniu no passado dia 11 de janeiro, na sede da AMP, naquela que foi a primeira vez que este órgão se encontrou fora de Lisboa.
O encontro serviu também para a ratificação por unanimidade das propostas de nomeações para os órgãos sociais do Metro do Porto.
Na reunião passada foi ainda acertada a agenda e as prioridades que serão discutidas da Cimeira das Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa, que irá decorrer no próximo dia 17 de fevereiro, em Lisboa.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia