Voltar

AMP e os municípios do Porto, Gaia e Gondomar criam grupo de trabalho para valorizar o Rio Douro
AMP e os municípios do Porto, Gaia e Gondomar criam grupo de trabalho para valorizar o Rio Douro
2015

/

01

/

19

A AMP - Área Metropolitana do Porto reuniu com os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Gondomar com vista à constituição de um grupo de trabalho intermunicipal para a valorização do Rio Douro. No seguimento do desafio lançado pelo Presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, no último Conselho Metropolitano do Porto, Rui Moreira e Eduardo Vítor Rodrigues, respetivamente presidentes dos municípios do Porto e de Gaia, concordaram em iniciar um trabalho conjunto de planeamento urbanístico, oferta de recursos turísticos e promoção das atividades económicas que estejam diretamente relacionadas com o Rio Douro.


Os vereadores de Urbanismo das três Câmaras, Patrocínio Azevedo, Manuel Correia Fernandes e Luís Filipe Araújo, reuniram com a Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto e construíram a proposta de grupo de trabalho.

O GTVD - Grupo de Trabalho de Valorização do Rio Douro procurará desenvolver uma estratégia integrada e abordar vários temas, nomeadamente: requalificação do espaço público das margens do Rio Douro; aposta na mobilidade fluvial e na promoção e expansão da oferta turística, em especial novas rotas de pequeno curso e melhoramento dos ancoradouros; estudar a possibilidade de valorização das praias fluviais existentes; discutir a promoção turística das Pontes (apostando numa solução sustentável para a Ponte D.Maria) e na criação de um espaço museológico alusivo ao tema; construir um programa de ação para promover os valores culturais e naturais do Rio Douro.

A proposta de Grupo de trabalho será formalizada no Próximo Conselho Metropolitano do Porto, a realizar este mês em Santo Tirso.

Ver Arquivo

Partilhar 

notícia

amp.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile