Voltar
/
/
A Área Metropolitana do Porto (AMP) recebeu recentemente uma comitiva da Ucrânia no âmbito da visita de estudo intitulada “Study Visit: Ukraine to Portugal - Youth Mobility and Partnerships for European Values”. Esta iniciativa teve como principais objetivos o fortalecimento da consciência sobre os Valores Europeus e a promoção da cooperação internacional em projetos relacionados com a juventude.
A delegação ucraniana contou com a presença de figuras importantes como o Deputy Minister do Ministério da Juventude e Desporto da Ucrânia, Andriy Chesnokov, a Coordenadora do National Erasmus+ Office - Ukraine (ILID), Svitlana Shytikova, e o Diretor da Agência Nacional Erasmus +, Luís Alves. Juntos, exploraram o impacto do programa Erasmus+ e do Corpo Europeu de Solidariedade (CES) como ferramentas cruciais para a promoção de valores como a Solidariedade, Inclusão Social, Participação Ativa, Democracia, Tolerância, Paz e Direitos Humanos.
Durante a visita, foram discutidos vários temas, com ênfase na importância da mobilidade e cooperação entre instituições ucranianas e portuguesas que trabalham com jovens, o que pode levar ao desenvolvimento de parcerias estratégicas e projetos futuros. As atividades incluíram reuniões para a partilha de boas práticas e planeamento de projetos futuros, consolidando laços entre os dois países.
A Secretária Metropolitana, Ana Amorim, também destacou o trabalho da AMP e dos municípios na área da juventude, com particular foco no projeto “Monitor Metropolitano de Políticas Públicas de Juventude”, na construção da Estratégia Metropolitana da Juventude e na criação do Grupo Estratégico Metropolitano da Juventude. Estes projetos, que refletem a visão estratégica do Conselho Metropolitano e do Conselho Metropolitano de Vereadores/as da Juventude, são fruto de uma colaboração intensa entre municípios, entidades e jovens, e têm como objetivo criar políticas de juventude mais eficazes e inclusivas.
Esta visita é mais um exemplo da importância da cooperação internacional na criação de oportunidades para os jovens e do papel central que a AMP tem desempenhado no desenvolvimento de políticas de juventude.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia