Voltar
/
/
O Conselho Metropolitano do Porto (CmP) reuniu esta sexta-feira, 25 de julho de 2025, e pronunciou-se favoravelmente à nomeação de Emídio Gomes para presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, para o mandato 2025-2027, personalidade indigitada pelo Governo.
Foi ainda aprovada a designação dos representantes da Área Metropolitana do Porto (AMP) como vogais não executivos para o Conselho de Administração da empresa, reforçando a presença metropolitana na governação de um dos principais operadores de transporte público da região. Os representantes aprovados foram António Silva Tiago, Presidente do Município da Maia, Luísa Salgueiro, Presidente do Município de Matosinhos e Cristina Pimentel, Presidente do Conselho de Administração da STCP.
O Conselho deliberou ainda duas alterações ao orçamento da AMP para 2025. Foi também aprovada a reafectação de verbas a outra PAOITI e UTL do montante objeto de redução, por não execução das ações previstas, garantindo uma gestão eficiente e responsável dos recursos financeiros disponíveis.
No domínio da cooperação regional, a AMP aprovou a apresentação de duas candidaturas conjuntas à CCDR-Norte. A primeira, em parceria com a AMTSM – com a AMTSM – Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, visa o reconhecimento do Pólo Arqueológico AMP Sul no âmbito da Rede Regional de Polos Arqueológicos.
A segunda, em colaboração com o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, enquadra-se na Rede Regional de Centros de Criação. Ambas serão submetidas ao NORTE2030, reforçando o papel da AMP na dinamização cultural e na valorização do território.
A reunião reforçou, mais uma vez, o papel do Conselho Metropolitano do Porto como instância de articulação e decisão para políticas públicas intermunicipais, contribuindo para uma governação mais integrada e eficaz em benefício dos 17 municípios que compõem a AMP.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia