Voltar
/
/
No âmbito do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Área Metropolitana do Porto (AMP) na área da Juventude, em estreita colaboração com os Municípios, é com grande entusiasmo que anunciamos a aprovação do projeto "Youth Monitor" no âmbito do Programa Erasmus +.
Este projeto representa um marco significativo na promoção e desenvolvimento do Plano Integrado Estratégico da Juventude no território metropolitano, focando-se no Monitor Metropolitano de Políticas Públicas de Juventude. Trata-se de um mecanismo crucial de apoio à análise, definição e tomada de decisão política em matéria de investimento e prioridade na implementação de políticas públicas de juventude.
Pela primeira vez, a AMP submeteu uma candidatura metropolitana ao Programa Erasmus +, denominada "Local and Regional Public Policy Monitor for Youth", no âmbito da ação KA220-YOU- Cooperation Partnership in Youth e temos o prazer de informar que esta candidatura foi aprovada pela Agência Erasmus Nacional e identificada com o acrónimo "Youth Monitor". O projeto terá a duração de 24 meses, com início em 01 de setembro de 2023 e término em a 31 de agosto de 2025, contando com um investimento apoiado no valor global de € 250.000.
Entre os pontos fortes reconhecidos pela Agência Nacional, destacam-se:
Relevância para os objetivos e prioridades da área da juventude.
Análise genuína e apropriada das necessidades.
Atividades concebidas de forma acessível e inclusiva, abertas a pessoas com menos oportunidades.
O perfil, experiência e relevância das atividades das organizações participantes, sem deixar de incluir novos intervenientes e organizações menos experientes na ação.
Práticas ecológicas ao longo do projeto.
A "Qualidade da conceção e da execução do projeto" recebeu a nota máxima de 18 valores.
O Monitor Metropolitano de Políticas Públicas de Juventude (Youth Monitor) desempenhará um papel fundamental na obtenção de um perfil atualizado das diferentes realidades dos/as jovens, das políticas públicas implementadas e seu impacto, das necessidades e prioridades de investimento, bem como na sua articulação com os níveis municipal, intermunicipal, supramunicipal, regional, nacional e europeu.
Este projeto abrange diferentes territórios, e prioriza a inclusão e a igualdade de oportunidades, incorporando uma componente de transição digital que permitirá uma comunicação mais eficaz sobre as oportunidades e as políticas de juventude locais e regionais.
A participação dos/as decisores, das entidades representativas da juventude e dos/as jovens será integral no processo, aproximando-os/as das esferas de discussão e decisão públicas. O projeto visa reforçar a discriminação positiva entre juventudes rurais e urbanas, garantindo equidade de acesso às oportunidades e níveis de participação.
O "Youth Monitor" é fundamental para fortalecer a ligação entre as políticas, a investigação e a prática, permitindo uma melhor avaliação e adequação à situação dos/as diferentes jovens no território.
Além da AMP, este projeto conta com a colaboração de parceiros essenciais:
Associação Portuguesa de Profissionais da Juventude (APPJuventude).
Município de Ramnicu Sarat (Roménia).
Universidade de Weiterbildung, em Krems (Áustria).
Município de Cinisello Balsamo (Itália).
Diputácion de Barcelona (Espanha).
Com esta candidatura aprovada, a AMP reafirma o seu compromisso em trabalhar em conjunto para promover políticas públicas de juventude eficazes, alinhadas com as necessidades dos jovens e alicerçadas na participação ativa de todos os intervenientes, contando sempre com o apoio contínuo dos Municípios e das associações representativas da juventude, que têm sido parceiros essenciais neste percurso de crescimento e desenvolvimento.
Ver Arquivo
Partilhar
notícia