VENCEDOR
Topame Pesca - Transformação e Otimização através de uma Plataforma de Análise e Modelação Ecológica – (Póvoa de Varzim): nos últimos anos, um dos gastos que maior aumento significativo sofreu, quer do ponto de vista empresarial quer familiar, foi o combustível fóssil, afetando principalmente a atividade pesqueira, que encarrega pessoal com mais precariedade. A criação de uma start up de base tecnológica, onde é prestado um serviço mais focado para o setor primário da Pesca pode ser a solução para reduzir os encargos com o consumo de combustível, bem como ajudar na procura de peixe e essencialmente uma responsabilidade social para com estas famílias que tanto necessitam de ajuda.
2º LUGAR
DIAPOTEK - Gestão Terapêutica – (Gondomar): em 2012 foram gastos em Portugal perto de 500 Milhões de euros em medicamentos para o tratamento da Hipertensão e apenas 10% dos doentes conseguiu efetivamente controlar a sua tensão arterial. O problema surge da crença de que perante um problema de saúde basta tomar um medicamento para que este fique resolvido, no entanto na maioria das vezes surgem problemas relacionados com a medicação que distanciam o medicamento do seu objetivo. A DIAPOTEK - é um projeto inovador que surge com o objetivo de apoiar todos os intervenientes do circuito do medicamento.
3º LUGAR
WelcomeHOME - projeto cooperativo orientado para o apoio a pessoas em situação de sem abrigo – (Porto): o problema social que se pretende resolver é o número de pessoas em situação de sem abrigo na cidade do Porto e desmistificar alguns preconceitos relacionados com a população em questão permitindo que esta população tenha oportunidades de trabalho, formação adequada e acompanhamento psicossocial continuado através do turismo. Pretende-se desenvolver o Oporto QR-code que consiste em um tipo específico de código de barras bidimensional que pode ser digitalizado por smartphones ou tablets através da câmara em diversos pontos-chave da cidade (ruas, praças, cemitérios, monumentos e estabelecimentos comerciais), sincronizado com uma plataforma online que permita o acesso gratuito a informação cultural e curiosidades históricas, bem como informação relativa a eventos, restauração e comércio tradicional.
Restantes ideias finalistas
More Me – Design e Produção de Vestuário Feminino “Veste Fácil” – (São João Madeira): o quão difícil pode ser a tarefa de vestir, de trocar de roupa após o banho e o sentimento de ineficácia que daí pode advir a pessoas com mobilidade física reduzida. More me irá colmatar esta lacuna através da criação e produção de vestuário com design inovador, que se caracteriza pela facilidade de vestir e despir e com o qual, uma pessoa com pouca mobilidade física, seja capaz de realizar essa tarefa sozinho. O mote da marca é que esta possa ser usada por todos, não sendo diferenciadora e sejam minimizadas as consequências e dificuldades de situações temporárias ou permanentes de mobilidade.
YAY – Plataforma de apoio às terapias convencionais de crianças com ASD – (Póvoa de Varzim): as Perturbações do Espectro do Autismo (Autism Spectrum Disorders - ASD) são uma preocupação crescente para as famílias, educadores e profissionais de saúde de todo o mundo. A inovação baseia-se no desenvolvimento de uma aplicação, para as plataformas multi-toque existentes no mercado, iPad e Androide (software), bem como outras plataformas multi-toque com dimensões superiores que terão como público-alvo as escolas, clínicas e centros de terapias para Autistas/Aspergers, que apoiem a comunidade do autismo com ferramentas complementares às terapêuticas existentes, que se diferenciem, do ponto de vista tecnológico, das atualmente existentes no mercado.
REDON – Zero desperdício – (Maia): resposta a dois problemas sociais: um diz respeito ao desperdício alimentar e o segundo refere-se ao problema do desemprego junto dos jovens. A “solução” proposta é a criação de uma linha de compotas artesanais e ainda um serviço de acesso à comunidade associado a uma cozinha sustentável e saudável.
Feltrando - transformar a criatividade inclusiva em negócio – (São João Madeira): das limitações identificadas no apoio à reinserção social da população toxicodependente e alcoólica, emergiu a necessidade de criar uma resposta complementar, colmatando as lacunas existentes quanto à ocupação, formação, emprego e reinserção socioprofissional desta população. O projeto é de Design de Mobiliário e Acessórios de Moda, assente nos conceitos do Redesign e de Design Sustentável, onde o feltro é o protagonista.
Associação Desporto para todos (ADPT) – (Gaia): foco de atuação no Desporto Adaptado, voltado para a captação de jovens com deficiência e posterior integração nos circuitos de competição. As oportunidades de prática para as pessoas com deficiência são escassas, pouco divulgadas, e que as disponíveis privilegiam a atividade desportiva apenas e só - embora tal valência seja essencial - como ferramenta terapêutica e palco de recreação para estes cidadãos, vedando o acesso à alta competição paralímpica e à idealização do desporto como ocupação profissional. Pretende a ideia desenvolver uma cooperação estreita com profissionais e técnicos da atividade física adaptada para, de uma vez por todas, elevar o movimento paralímpico ao reconhecimento social e mediático que merece.
Bolsa Jovens Talentos - Apoio ao desenvolvimento de futuros valores de Portugal – (Porto): são as desigualdades de rendimento que contribuem como papel principal no défice da escolarização, sendo que muitas famílias, devido à sua situação económica, têm dificuldades no investimento na formação do seu progenitor com um talento latente. A Bolsa JT ao criar um mecanismo de apoio a jovens com perspetivas de futuras carreiras de sucesso, por meio da criação de uma plataforma on-line dinâmica e através do apoio de empresas privadas, pretende inverter o problema social da falta de apoio a jovens talentos sem recursos bem como em valorizar um futuro da sociedade Portuguesa, com uma estratégia concreta de crescimento de jovens.
Enroll a family - plataforma online de recrutamento em família – (Santa Maria da Feira): o problema social é respeitante a Emprego e Mobilidade. Não existe qualquer tipo de processo ou identidade que ajude as famílias na sua decisão de mobilidade. A inovação de produto assenta numa plataforma única, não existindo qualquer produto que combine as seguintes características: Família+Mobilidade+Emprego.
Ver Arquivo
Partilhar